top of page

​Nossa História

Monstro – Festival de Cinema Fantástico de Jacareí é um evento dedicado ao cinema independente, focado no gênero fantástico (horror, ficção científica e fantasia), que recebe produções de todo o Brasil, especialmente do Vale do Paraíba, além de filmes internacionais. O festival vai além da exibição e premiação: ele promove a interação entre realizadores e espectadores, incentivando a participação ativa da comunidade. A proposta é criar um espaço de intercâmbio sobre o audiovisual e fomentar discussões sobre o cinema independente e o universo fantástico.
 

Jacareí é uma pioneira do gênero fantástico na região do Vale do Paraíba. O festival, que começou como uma mostra de cinema em 2015, evoluiu e já consolidou sua quarta edição. A primeira foi realizada de forma totalmente independente, recebendo 31 filmes de diversos estados brasileiros. Desses, 10 foram selecionados por um júri especializado para concorrer ao Troféu Monstro 2015. O grande vencedor foi Kassandra, do diretor Ulisses da Motta, do Rio Grande do Sul, um filme premiado em festivais no Brasil e no exterior. Menções honrosas foram concedidas aos filmes Sexta-feira da Paixão (dir. Ivo Costa, Minas Gerais) e O Desejo de Saiuri (dir. Fernando Sanches, São Paulo).
 

O festival nasceu da visão de Vinicius J. Santos, cineasta independente de Jacareí e um dos idealizadores do Cineclube Jacareí, onde também surgiu a premiação "Corvo de Gesso", o "Oscar" da produção independente. Após anos de pesquisa e participação em mostras e festivais do gênero fantástico pelo Brasil, Vinicius e Marcelo Rodrigues estabeleceram parcerias para viabilizar a primeira edição do festival em 2015, com apoio da Fundação Cultural de Jacarehy, que cedeu o espaço do MAV – Museu de Antropologia do Vale do Paraíba.
 

Com o sucesso das edições anteriores, o festival continuou a crescer. Em 2016 e 2019, contamos com mais de 80 filmes inscritos. O Troféu Monstro também evoluiu: de uma placa de acrílico, passou a ser uma escultura de jacaré, criada pela artista plástica Leyla Buk, renomada no circuito de cinema fantástico. O jacaré, símbolo da cidade e parte de seu brasão, foi escolhido para valorizar a história local. Jacareí significa, em tupi-guarani, "Rio de Jacarés". Para celebrar essa história, um mascote de 3 metros de altura, inspirado no boneco Pereirão, foi criado pelo artista local Doni Bueno.
 

A 4ª Monstro aconteceu ao longo de 3 dias, culminando com a premiação no último dia. Sete categorias das mostras competitivas premiaram os melhores filmes: “FantasMundo”, “Mostra Monstrinho”, “FantasDoc”, “Mostra Representatividade”, “Vale Monstro”, "Náusea Total" e "Mostra Jacareí”. O prêmio principal, "Monstro 2024", criado por Leyla Buk, foi concedido ao melhor curta exibido durante o festival.

Além das competições, tivemos a “Mostra Não Competitiva”, com filmes convidados, realizada na Sala Mário Lago, um espaço ideal por sua capacidade e fácil acesso ao público.
 

Diversidade e Inclusão

Nesta edição, a Monstro reforçou seu compromisso com a diversidade e inclusão. Promovemos um ambiente acolhedor, com respeito às diferenças e comunicação inclusiva. . 

fundo_dentro.jpg
bottom of page