top of page

​Nossa História

A 4ª Monstro – Festival de Cinema Fantástico de Jacareí, é um festival de filmes independentes, focado no cinema fantástico (Horror, ficção-cientifica e fantasia), com produções aceitas de todo território brasileiro, do Vale do Paraíba e também do exterior. A proposta vai além da exibição e premiação de filmes, é pensada na interação entre realizador e espectador, buscando a participação ativa da comunidade. Criando assim um espaço de intercâmbio sobre o audiovisual e discussão sobre o cenário independente e universo fantástico.

Jacareí foi pioneira do gênero na região do Vale do Paraíba, e a Monstro pretende realizar a sua quarta edição, de “Mostra de Cinema Fantástico”, agora passa a se chamar “Festival de Cinema Fantástico”. A primeira foi realizada em 2015 de forma totalmente independente; foram recebidos 31 filmes de vários estados brasileiros. Dentre esses, 10 filmes foram selecionados por um júri especializado para concorrer ao Troféu Monstro 2015. O vencedor foi o filme “Kassandra”  (premiado em importantes festivais no Brasil e no exterior) do diretor Ulisses da Motta do Rio Grande do Sul; foram concedidas também 2 menções honrosas para os filmes: “Sexta-feira da Paixão” do diretor Ivo Costa de Minas Gerais e “O Desejo de Saiuri” do diretor Fernando Sanches de São Paulo.

A Monstro (ou Mostra Monstro como é também conhecida) nasceu de uma ideia de Vinicius J. Santos, cineasta independente de Jacareí e um dos idealizadores do projeto Cineclube Jacareí, onde também nasceu a premiação Corvo de Gesso. O oscar da produção independente. Foram anos de pesquisa onde Vinicius participou de mostras e festivais do universo fantástico, e elaborou algo inovador para Jacareí. E foi por essas andanças pelo Brasil a fora que Vinicius e Marcelo Rodrigues fizeram contatos e parcerias para a realização da 1ª Monstro em 2015. Contando com o apoio da Fundação Cultural de Jacarehy, que cedeu o espaço do MAV – Museu de Antropologia do Vale do Paraíba.

Devido ao sucesso, tivemos mais duas edições, em 2016 e 2019. Também realizada de forma independente, com mais de 80 filmes inscritos e com algumas mudanças em relação ao Troféu Monstro. De uma placa em acrílico, se transformou em um troféu com a imagem de Jacaré, confeccionado pela artista plástica Leyla Buk, muito conhecida no circuito de cinema do gênero. A ideia do prêmio surgiu como uma forma de valorizar a história de Jacareí, pois a imagem do Jacaré está no brasão da cidade e segundo relatos históricos, há muito tempo havia um grande número de jacarés nas lagoas e no Rio Paraíba do Sul. Daí o nome Jacareí. Outra hipótese é a palavra vir do tupi-guarani ‘’icare-ig’’, que significa “Rio de Jacarés”. E para homenagear um pouca da nossa história e a arte local, teremos um mascote Jacaré no estilo boneco Pereirão de 3 metros de altura que será criado e confeccionado pelo artista jacareiense Doni Bueno.

A 4ª Monstro terá 3 dias,  no último dia, durante o encerramento do festival é anunciado os ganhadores. Serão 7 prêmios das Mostras Competitivas nas categorias “FantasMundo, "Mostra Monstrinho”, “FantasDoc”, “Mostra Representatividade”, “Vale Monstro”, "Náusea Total" e "Mostra Jacareí". E um troféu especial confeccionado pela artista Leyla Buk, na categoria “Monstro 2024”, que premia o melhor curta exibido durante o festival.

Além da “Mostra Competitiva”, também teremos a “Mostra Não Competitiva” com filmes convidados. O local escolhido será a tradicional sala Mario Lago, pois é o espaço perfeito para essa realização devido a quantidade do público presente e localização de fácil acesso.    
Será realizado com antecedência, uma abertura das inscrições, de forma online para reunirmos material e viabilizar a realização.
 

Diversidade e Inclusão: nessa edição da Monstro, pretendemos promover o acolhimento, incentivar o respeito às diferenças e um ambiente respeitoso, com comunicação inclusiva. Incluindo acessibilidade e mostras especiais como é o caso da “Mostra Representatividade”, dando voz a quem não tem voz. Mulheres, comunidade LGBTQIA+, povos indígenas e as pessoas negras. Esse festival é para todos!

fundo_dentro.jpg

4º Festival de Cinema Fantástico de Jacareí

bottom of page