top of page
DIA 5, DOMINGO - 14h às 22h
Local: Sala Mario Lago
R. Barão de Jacareí, 122 - Centro, Jacareí - SP
14h
MOSTRA FOLCLORE BRASILEIRO
Sacis (2024) - Muriaé/MG
Fantasia - Livre - 25 min.
Dir. Bruno Bennec
Rodolfo é um menino de doze anos que vive armando confusão e um dia resolve pegar um saci. Nessa aventura, sua irmã casula é enfeitiçada pela cuca, e para salvar sua irmãzinha do perigo Rodolfo precisa da ajuda de seu novo amigo.
O filme é uma homenagem ao cineasta Rodolfo Nanni, que completou 99 anos de vida em 2023 e filmou o primeiro infatojuvenil brasileiro em 1951, O saci.
Beto (2022) - Manaus/AM
Fantasia - Livre - 12 min.
Dir. Thiago Morais
Uma família que vive em uma comunidade amazônica e tem sua rotina mudada com a chegada da pandemia. A Lenda do Boto, é uma lenda de origem indígena que faz parte do folclore brasileiro. Em noite de lua cheia o boto sai do rio, se transforma em um homem bonito e sedutor, lança seus encantos sobre uma moça da região, e depois de engravidá-la volta para rio.
Corpo Seco (2023) - São Paulo/SP
Terror - Livre - 11 min.
Dir. Vitor Hugo Sales
Uma lenda do folclore brasileiro - A caminho de um noivado em outra cidade, Paulo e Joana são surpreendidos por uma falha no motor do carro. Logo, Joana percebe que perder o casamento é o menor de seus problemas esta noite.
Seis Léguas e Pouco (2023) - Pecajus/MG Terror - 10 anos - 25 min.
Dir. Miro Faheina
Pedro "Doido" narra em uma mesa de boteco a bizarra história de dois primos que, na década de trinta, migraram entre duas cidades do interior do Ceará. Só chegou um.
15h20
FANTASMUNDO - JÚRI OFICIAL
Escarcha (2023) - Argentina
Terror - 14 anos - 8 min.
Dir. Diego Marzuil
Uma noite, uma menina surda foge de casa após presenciar a morte de sua mãe nas mãos de um monstro misterioso e, em sua fuga, encontra um homem cuja ajuda parece esconder outros interesses perigosos.
La Noche de Los Cerdos (2023) - Colombia
Terror - 16 anos - 13 min.
Dir. Ángel Jesús
Uma jovem está presa dentro da floresta vermelha, um lugar onde a noite é eterna e o terror inesgotável. Ela encontra o altar dos porcos, de onde tira o sangue negro que a levará a explorar os cantos mais sombrios de sua própria consciência.
El Padrasto (2023) - Espanha
Terror- 12 anos - 12 min.
Dir. José Casas
Robert é um cavalheiro atraente que está prestes a enfrentar o pior dia de sua vida idílica. Ele terá que olhar nos olhos da morte, num duelo em que sua perfeição está em jogo.
En El Bosque Ruge La Tormenta (2023)
Cuba - Fantasia - Livre - 4 min.
Dir. Stefano Lopes
Um lobisomem que vive em um condomínio se cansa do assédio dos vizinhos e parte rumo ao bosque dos lobos.
Alvarium (2022) - Canadá
Terror - 14 anos - 12 min.
Dir. Het Desai
Após a morte de um ente querido, Regina, uma moça autodestrutiva e dissociada, se vê no meio da iniciação de um culto. Depois de ter uma visão, ela é forçada a tomar uma pílula que a transporta para uma série de testes e visões em sua própria mente.
Muevecosas (2024) - México
Terror - 12 anos - 5 min.
Dir. Felipe Godoy
Enquanto ele desenha, o lápis desaparece diante de seus olhos, apenas para retornar sem explicação. Uma gravação revelará o mistério.
Bleed, Don't Die (2023) - EUA
Fantasia - 12 anos - 17 min.
Dir. Vitória Vasconcellos
Duas irmãs separadas pela dor e pelo tempo lutam para reatar seu poderoso vínculo no dia em que um apocalipse vai acabar com o mundo.
O Estranho Desaparecimento do Camarada Kuliakov (2022) - Estônia
Ficção-científica - 12 anos - 20min.
Dir. Lucas Abrahão
1982. Estônia.
Dois oficiais do exército soviético são enviados em uma missão: localizar o Camarada Kuliakov, um capitão que enlouqueceu após descobrir um sinal de rádio vindo do meio do nada. Aleksei era próximo de Kuliakov e encara a missão com seriedade. Seu parceiro, Boris, é um sargento que vive em perpétua paranoia, vendo inimigos em cada canto. Juntos, eles seguem as pistas deixadas por Kuliakov e o sinal misterioso para chegar a uma conclusão muito mais estranha sobre seu paradeiro.
17h
FANTASDOC - JÚRI OFICIAL
O Medo é Só o Começo (2023) - São Bernardo do Campo/SP
Livre - 30 min.
Dir. Rafael Van HAYDEN
o documentário "o medo é só o começo" procura mapear o cenário do atual cinema de horror brasileiro e responder a pergunta: o que existe de tão fascinante em produzir os nossos maiores pesadelos?
Mulheres na fogueira (2023) - São Paulo/SP - Livre - 13 min.
Dir. Mariane Galacini, Marco Aurélio Gal, Beatriz Piffer e Jéssica Leite
“Netas das bruxas”? Uma discussão sobre a realidade da mulher moderna. Com a antropóloga Carla Cristina Garcia, a médica e bruxa Priscila Vilela, a fundadora da Casa de Bruxa Tânia Gori e a artista MC Tha.
Narrar Para Encantar (2021) - Jacareí/SP
Livre - 17 min.
Dir. Wagner Rodrigo
No meio do caos em que estamos vivendo e sendo estimulados a ficarmos conectados em tantas telas (TV, computador, smartphone, tablet, etc…) a arte de contar histórias nos traz de volta a importância do parar, ouvir e escutar, não importa se é uma história da tradição oral, ou um conto narrado direto de um livro de papel. Qual o papel destes personagens narradores e contadoras de histórias? E como nos adaptar e transmitir para outras pessoas esta cultura milenar do narrar se ficamos meses apenas com a possibilidade de transmitir via telas? Quais os aprendizados que tiramos da arte de encantar destas narrativas dentro de uma pandemia? Neste curta metragem documental ouvimos as contadoras Cíntia Moreira e Carol do Brasil e também em primeira pessoa o diretor Wagner Rodrigo nos convida a refletir, sobre a importância da narração de histórias na construção da identidade e como isto nos une enquanto seres humanos.
Entre a Cruz e a Caveira, Assombrações e Poeira (2022) - Santa Rita do Sapucaí/MG
Livre/21 min.
Dir. Bruno Monte
No bairro do Balaio, zona rural de Santa Rita do Sapucaí – MG, muitas lendas circulam, mas uma certeza é fé – assombrações existem, e se abusar, até os dias de hoje.
Seguindo um percurso pelas estradas do bairro, "Entre a Cruz e a Caveira, assombrações e poeira" se propõe a investigar e entender os processos que formam as lendas e relatos orais de assombração do Balaio, tendo com ponto de partida a Cruz da Caveira, ponto intermediário entre o acesso as redondezas e a cidade.
Aqui, os moradores crêem e relatam experiências sobrenaturais aos montes, esclarecendo as razões pela qual tais lendas nascem e permanecem na região.
A Pedra da Feiticeira (2023) - Santos/SP Livre - 20 min.
Dir. Romenighy Botelho
Um curta documental que vai abordar um ponto turístico da cidade de São Vicente, pela ótica social, política e histórica.
18h35
MOSTRA REPRESENTATIVIDADE - JÚRI OFICIAL
Mãe (2023) - Petrolina/PE
Terror - 12 anos - 22 min.
Dir. Natália Tavares
Homens estão desaparecendo de um povoado, no sertão nordestino. Luís que vive apenas com sua mãe, suspeita que ela pode ter algum envolvimento com esses desaparecimentos. O limite com o sobrenatural é explorado nesse curta-metragem onde o abandono faz os personagens tomarem decisões irreversíveis.
Plutão (2023) - Florianópolis/SC
Fantasia - 12 anos - 12 min.
Dir. Paula Chiodo
Para astronomia, entre ser descoberto e rebaixado de planeta para corpo celeste, Plutão não completou nenhuma volta no sol. Assim como o planetoide, alguns ciclos da vida são interrompidos sem justificativas. Para a astrologia, Plutão representa morte, transformações e mudanças. Por onde passa, gera o caos. Para Lola, Plutão é a vivência dos seus piores dias. A mudança brusca de rotina, a imprevisibilidade da vida. Os momentos tensos de loucura. A imposição para finalizar coisas inacabadas.
O Seguidor (2023) - São Paulo/SP
Terror - 14 anos - 11 min.
Dir. Pedro Kalli e Renata Moraes
Uma influenciadora digital, apesar de sua carreira de sucesso, nunca se sentiu tão depressiva, e o misterioso motivo por trás disso aparece apenas quando ela está diante das câmeras.
Casa de Bonecas (2023) - São Luís/MA
Fantasia - 16 anos - 15 min.
Dir. George Pedrosa
Nós, três profetas imateriais de rosa, que seduzem com corpos brilhantes e desejos sombrios, sempre estaremos dentro do coração um do outro. Dia após dia, nós mudamos e ficamos muito mais fortes.
Tapuia (2023) - São Paulo/SP
Terror - 14 anos - 19 min.
Dir. Kay Sara e Begê Muniz
Bianca, uma jovem imigrante italiana que vive no interior de São Paulo, está trabalhando nas terra de sua família quando vê Arú, uma indígena escravizada que foi ferida enquanto fugia de dois capangas da fazenda onde era forçada a trabalhar. Sem pensar nas conseqüências, Bianca esconde Arú em sua casa, colocando a si e sua família em perigo.
Janaína Sem Cabeça (2020) - Ibitipoca/MG
Fantasia - Livre - 8 min.
Dir. Bruna Schelb Corrêa
Do conforto de seus privilégios Janaína se preocupa com os problemas do mundo que estão na moda. Em sua pobre cabeça, porém, moram as vozes de todos os seus mais reacionários antepassados. Tudo o que Janaína quer é uma consciência tranquila.
Cassandra (2023) - São Paulo/SP
Terror - 14 anos - 6 min.
Dir. Paula Granato
Após uma noite de bebedeira, o comportamento e ações de Cassandra são duramente questionados por sua amiga Fernanda, obrigando as duas a lidarem com estranhos acontecimentos dentro da casa
A Menina Semente (2023) - Caruaru/PE Fantasia - Livre - 10 min.
Dir. Túlio Beat
Numa cidade poluída, repleta de contrastes, brota uma semente singular: uma menina indígena do passado.
20h40
MOSTRA MONSTRO: PARTE 2 - JÚRI OFICIAL
Noite Macabra (2020) - Porto Alegre/RS Terror - 16 anos - 20 min.
Dir. Felipe Iesbick
Em uma cidadezinha, um jovem casal em crise tenta sobreviver à noite e voltar para casa em meio a uma fuga de prisioneiros, caçadores de recompensas e uma vizinhança bastante sinistra.
Encruzilhada Bar (2022) - Natal/RN Terror - 10 anos - 11 min.
Dir. Johann Jean
Encruzilhada Bar apresenta uma misteriosa e assombrosa noite em um pequeno bar de interior onde Da Guia e Seu Miúdo, respectivamente funcionária e dono do estabelecimento, estão às voltas com um misterioso cliente disposto a aguardar a chegada de um credor para lhe pagar uma dívida bastante peculiar. Com muita garra e bom humor, Seu Miúdo vai contar com a ajuda da destemida e porreta Da Guia, para tentar se safar desta grande enrascada.
Arapuca (2023) - São Paulo/SP
Terror - 14 anos - 20 min.
Dir. Joel Caetano
Em “Arapuca” acompanhamos o cotidiano de Marcos, um homem que volta a sua antiga casa para cuidar de seu pai, que está em estágio avançado de uma doença degenerativa que o priva de ver com clareza a realidade em sua volta. Marcos não consegue se comunicar com o pai e essa invisibilidade aos poucos está corrompendo-o, principalmente por impedi-lo de encontrar respostas para algo terrível que o incomoda há muito tempo.
Manual DA Pós-verdade (2022) -Brasilia/DF
Fantasia - Livre - 28 min.
Dir. Thiago Foresti
Editor-chefe da Gazeta do Ontem, Sérgio não sabe mais separar realidade da ficção. Enquanto tenta decidir se está sonhando ou vivendo em um mundo absurdo, precisa escolher a foto de capa do jornal, um perfil do candidato à presidência, o Porco-Bomba. Em meio à guerra de fake news, ele se vê como representante da Imprensa. Mal sabe ele que a matéria-prima da sua profissão, a verdade, já morreu.
A Sombra da Terra (2023) - Capela do Alto/SP - Fantasia/12 anos/20 min
Dir. Marcelo Domingues
Noite de chuvas e trovoadas. Uma pianista solitária (Andréia Nhur) dá abrigo a um misterioso andarilho (Paulo Betti) que acredita carregar consigo uma espécie de maldição ligada à lua e às tragédias da humanidade. A narrativa coberta de mistérios aborda temas humanos como solidão, memória e compaixão, além de trazer uma visão peculiar sobre a lenda do lobisomem.
21h40
ENCERRAMENTO - ENTREGA DOS PRÊMIOS
ANÚNCIO DOS VENCEDORES DAS SEGUINTES CATEGORIAS:
MOSTRA JACAREÍ (júri popular)
MOSTRA NÁUSEA TOTAL (júri popular)
MOSTRA MONSTRINHO
FANTASMUNDO
VALEMONSTRO
FANTASDOC
MOSTRA REPRESENTATIVIDADE
e entrega do prêmio "troféu monstro 2024" - categoria MOSTRA MONSTRO
bottom of page